top of page

7 Perguntas sobre Bichectomia

Bichectomia. Arrisca um palpite para dizer o que é? O nome, um tanto quanto estranho, é de uma cirurgia para corrigir falha no corredor bucal e/ou reduzir as bochechas. Entendeu? O procedimento consiste em retirar o tecido adiposo existente nesta região, chamado de Bola de Bichat, termo que representa uma homenagem ao fisiologista e anatomista francês Marie François Xavier Bichat, que estudou a fundo a anatomia humana e, em 1802, descreveu essa estrutura na face.



Que tal entender mais sobre Bichectomia?

Qualquer pessoa que sofra de alteração no corredor bucal e que morda as bochechas com frequência. O que parece um problema simples é delicado. Isso porque a mordida constante causa lesão na região, que pode até, no futuro, se transformar em um câncer.


Tem ainda aqueles que se sentem incomodados com o rosto arredondado e com bochechas proeminentes.


É importante ressaltar que, nas duas situações, é preciso marcar consulta com um profissional para avaliar se a plástica é de fato indicada para você.


O que devo fazer no pré-operatório?

Durante a consulta, o especialista verifica o formato do rosto, indaga sobre fatores hereditários e avalia as condições de saúde do paciente. Ele poderá ainda pedir alguns exames complementares, como o hemograma e glicemia, para afastar quaisquer suspeitas que possam comprometer a cirurgia.


Um dia antes, o paciente deverá evitar bebida alcoólica e alimentos gordurosos e condimentados. Seguir todas as orientações diminui riscos e auxilia na garantia de bons resultados.


E atenção: caso perceba algum sintoma diferente nas horas que precedem a cirurgia, como por exemplo febre, comunique o profissional.


Como é a cirurgia?

A Bichectomia é considerada uma cirurgia plástica simples e rápida, com anestesia local. Há ainda possibilidade de o especialista optar pela sedação.


Faz-se uma pequena incisão, de 1cm a 2cm, dentro da boca, na altura do segundo molar superior, e retira-se o tecido adiposo. Em seguida é feita a sutura e uma sessão de laserterapia para garantir um melhor pós-operatório.


Há algum risco?

Sim. Toda cirurgia oferece riscos, ainda que esta seja classificada como simples. O profissional deve deixar o paciente ciente de todas as possibilidades de complicações.


Quais cuidados devo ter depois da operação?

Trata-se de um procedimento invasivo, com corte, e por isso é preciso seguir todos os cuidados pós-operatórios indicados pelo cirurgião dentista, como:

  • repouso absoluto durante 3 dias (dependendo da atividade exercida, esse período pode ser um pouco maior);

  • usar os medicamentos, conforme prescrição, para evitar infecções e dor;

  • fazer compressas de gelo na região para diminuir o inchaço;

  • fazer dieta líquida/pastosa até 24 horas após a cirurgia;

  • dar preferência aos alimentos frios;

  • evitar alimentos duros nas primeiras 48 horas;

  • evitar atividades físicas durante dez dias.

Quando é possível ver o resultado?

Isso varia de acordo com a reação de cada organismo. O resultado final é visível 3 meses depois, quando a musculatura da face fica totalmente reposicionada.


E se eu me arrepender?

A cirurgia é irreversível. Isso reforça dois aspectos. A importância de o paciente estar realmente decidido a fazer o procedimento, e a necessidadede de que o mesmo seja realizado por um profissional capacitado, que avalie corretamente o seu caso e faça a cirurgia da forma correta.


Últimas Notícias
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page