top of page

Por trás do corpo de um super-herói


Entre o uniforme ultra-esculpido do uniforme atual do Batman e a franquia própria do Deus Thor, a pressão entre os principais atores de Hollywood está crescendo para que eles sejam capazes de realmente parecer aos personagens que encarnam nos filmes.

Enquanto as estrelas de filme de ação falam sobre seus regimes de treino e dietas exarcebantes, pode haver um outro tipo de profissional que ajuda a esculpir corpos que nunca levarão os devidos créditos, afirma o cirurgião plástico de Beverly Hills Brent Moelleken.

O profissional americano participou do documentário “Superhero bodies”, feito pela comunidade online voltada a cirurgia plástica Realself. O filme fala sobre como a demanda que os personagens de super heróis geram uma pressão para que os atores atinjam seus limites físicos – e como isso está afetando os homens americanos.

O número de procedimentos cosméticos realizados por homens aumentou 273% nos últimos 16 anos, de acordo com a Sociedade America de Cirurgia Plástica Cosmética (ASAPS, em inglês). A lipoaspiração e a lipoescultura foram as cirurgias plásticas mais comuns em 2013.

“A tendência de ser muito atlético está mais forte do que nunca”, afirma Moelleken. “Era possível ter uma boa aparência mesmo com uma barriguinha e pneuzinhos. Agora isso não é mais viável: para conseguir ir bem em Hollywood é preciso estar em forma. Isso realmente reflete o que está acontecendo na sociedade”, completou o cirurgião plástico americano.

A edição americana do jornal Metro conversou com Moelleken para saber onde a fantasia acaba e a realidade começa. Veja abaixo:

O quanto é real o que vemos nas telas? “Celebridades são uma fantasia. E esta fantasia não é apenas feita de uma pessoa, é uma empresa. Essas celebridades são empresas com verdadeiras comitivas em volta delas, que dependem da manutenção de uma imagem. Em geral, elas não admitem isso. Acho que é para manter uma mística ao redor delas”.

Quando a cirurgia plástica faz parte dos filmes? “Quando os atores entram nos seus 30 anos, nos 40 e, principalmente nos 50, elas têm que passar por procedimentos para continuar com a aparência jovial, vibrante e natural. É inevitável. Para estar no nível A, o nível dos super-heróis, é preciso estar em sua melhor forma. Mas, depois que o ator chega aos 35, sua melhor forma pode não ser o suficiente. É aí que a cirurgia plástica entra em cena”.

Ser realista nas expectativas. “Algumas vezes as pessoas vêm com uma percepção e você tem que dizer “Não é bem assim que funciona”. O cirurgião plástico pode melhorar as suas características, mas não pode transformá-lo em Hugh Jackman se você não for naturalmente parecido com ele.”

Para algumas estrelas, esteróides e hormônios de crescimento podem entrar no jogo. “Eles estão dispostos a fazer tudo para alcançar o sucesso e esta é uma lição para quem deseja ter o corpo de um super-herói: pode haver um preço para isso, como a degradação da saúde, problemas no rim e na bacia. Uso de esteróides é grave para as pessoas.”

O que leva homens comuns a fazerem cirurgia plástica? Enquanto no consultório de Moelleken os homens que buscam cirurgia plástica tendem a ser a metade mais velha de um casal que deseja um visual rejuvenescido, também é comum que a motivação esteja no trabalho. “Quase todo trabalho tem um componente de venda. Você precisa vender algo: se você é um presidente de empresa, um político, um criativo ou um produtor de filmes, você vende a sua imagem. Você entre em uma sala e as pessoas estão te analisando. Geralmente estas pessoas estão na faixa dos 30 anos, foram estagiários e galgaram espaço dentro da empresa até uma posição de liderança. E se você entre em uma sala parecendo velho e irrelevante, não conseguirá o trabalho ou a venda”.


Últimas Notícias
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page