top of page

Lipoaspiração reduz a gordura subcutânea, mas a dieta reduz também a gordura visceral.


Nem toda gordura é igual. Quando a gordura da barriga é subcutânea por exemplo, ela não representa perigo para a saúde, enquanto que a gordura visceral, envolve os órgãos internos causando mais danos a saúde.


A gordura visceral é associada ao diabetes e a problemas cardíacos, mais do que um índice de massa corporal (IMC). Não há explicações sobre o razão pela qual isso acontece, mas especula-se que a visceral pode levar a uma inflamação prejudicial à saúde. Em comparação, embora a gordura subcutânea pese para baixo, ela não parece ser tão perigosa.


Para determinar a diferença entre os dois tipos de gordura, você mesmo pode fazer o teste: tente beliscar alguém com uma barriga grande, se você conseguir segurar uma grande parte em sua mão, provavelmente é gordura subcutânea. Caso contrário, é visceral. “O modo como você perde gordura pode ser tão importante quanto à quantidade de gordura perdida”, afirma Dr. Samuel Klein, professor de medicina e ciência nutricional da Universidade de Washington School of Medicine para o Los Angeles Times, 25 de agosto de 2012 .


A gordura da barriga é um forte indício de potenciais problemas de saúde, tais como doenças cardíacas e diabetes. “Se você vê alguém com muita gordura nessa região, significa que este paciente corre um risco maior”, diz Dr. Klein. “Alguém que só tem o quadril grande, não tem o mesmo nível de risco”.


Dr. Klein liderou um estudo em 2004 que demonstrou que os pacientes que passaram por uma lipoaspiração e perderam alguns quilos de gordura subcutânea não obtiveram qualquer benefício em sua saúde associados a perda de peso, como a pressão arterial, redução do colesterol ou maior sensibilidade à insulina. Isto porque para a gordura visceral, que está diretamente ligado com as questões de saúde, a lipoaspiração sozinha não irá funcionar. Em vez disso, é importante cortar calorias e fazer mais exercícios.


Outro fato interessante, segundo Dr. Klein, é que cerca de uma em cada quatro pessoas obesas parecem ter colesterol bom, a pressão arterial normal e sensibilidade à insulina, “como se toda aquela gordura não fizesse diferença”, afirma ele. Isso quer dizer que, você não pode prever se um obeso terá ou não problemas de saúde, sem uma bateria de exames.

De acordo com um ex-presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS), “Quase todos os pacientes com IMC acima de 30, precisam emagrecer antes de começar o procedimento”.


Últimas Notícias
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page