Contato

Links Úteis

Georgina Business Park

Avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 2675 - Edificio Milan Sala 111B

Jardim Vivendas - CEP 15090-370

São José do Rio Preto/SP

(17) 3363.6380 | (17) 9 9144.6267

Horário de Atendimento:

Clínica: 10h às 18h | Whatsapp: 10h às 17h

Please reload

Please reload

Notícias Recentes

7 Perguntas sobre Bichectomia

22/9/2017

1/10
Please reload

Últimas Notícias

Cirurgia Plástica para Idosos

16/10/2014

Será que o aumento da expectativa de vida leva a procura por mais cirurgias plásticas? Você faria uma quando chegasse à melhor idade?

 

Esta é uma pergunta interessante na medida em que o Brasil vê sua população envelhecer e começa a se preparar para uma nova realidade, em que idosos serão parte cada vez maior da sociedade – de acordo com previsões do IBGE o número de pessoas com mais de 65 anos deve ser de 58,4 milhões e a expectativa de vida deverá passar de 75 anos para 81 em 2060.

Uma pesquisa feita em Porto Alegre com pessoas com mais de 60 anos mostrou que 70% delas sentem alguma insatisfação corporal. Os homens gostariam de estar mais fortes e as mulheres mais magras. Com a autoimagem em baixa é comum que eles se descuidem: não fazem exercícios, são relapsos na hora de tomar medicamentos, se alimentam mal. Ou seja, envelhecem com menos qualidade de vida.

 

Neste cenário a cirurgia plástica pode ser uma forma de resgatar a autoestima de pessoas mais velhas e ajudá-las a ter uma vida melhor. Uma reportagem publicada pelo New York Times mostra que o número de pessoas acima de 65 que realizaram cirurgias plásticas aumentou: em 2010 foram 84.685 procedimentos, entre eles o lifting facial, cirurgias de pálpebra, redução de mama, lifting de mama e mamoplastia de aumento.

 

Os motivos para a busca variam. Alguns desejam se manter ativos no mercado de trabalho e desejam ter uma aparência mais jovial, outros buscam novos parceiros e querem se sentir mais atraentes e também há aqueles que acreditam que seus corpos devem ter aparência condizente com sua mente ativa e ainda jovem.

É claro que há uma questão de segurança. Se em toda cirurgia há riscos, em pacientes mais velhos a tendência é que isso se agrave. Alguns estudos analisaram os riscos do lifting de face em pessoas acima de 65 e concluíram que não há diferença substancial entre os riscos para uma pessoa mais velha do que para uma jovem (leia aqui e aqui, ambos em inglês).

 

No entanto outros procedimentos que requerem anestesias gerais podem representar riscos maiores. Pacientes com mais idade pode demorar mais para se recuperar e os resultados podem não durar tanto tempo quanto em pessoas mais jovens. Isso levanta algumas questões sobre os benefícios reais versus os riscos envolvidos.

 

Enquanto o debate médico e social ocorre para decidir se a cirurgia plástica é recomendável e qual o papel do idoso na sociedade, o número de cirurgias continua a subir. O que você acha disso? Se fosse mais velho, faria uma? E por quê? Comente!

Please reload