Preenchimentos
Há substâncias disponíveis na medicina estética para amenizar rugas e vincos da face, que são ocasionados pela perda de elasticidade e de maciez da pele com o passar da idade.
O processo de aplicação dessas substâncias é conhecido como preenchimento. Ao preencher rugas e linhas de expressão, o rosto ganha um aspecto de rejuvenescido.
As substâncias usadas no preenchimento podem ser divididas em dois grupos: absorvíveis e inabsorvíveis.
PREENCHIMENTOS ABSORVÍVEIS
São substâncias que, depois de injetadas, são absorvidas pela pele com o passar do tempo. Não deixam resíduos e permitem que a pele volte ao estado anterior ao preenchimento.
O mais conhecido desse grupo é o ácido hialurônico, que é bem aceito pelo organismo (são raras as reações adversas). Seu resultado permanece por até 12 meses.
Para rugas e vincos mais profundos, é indicado o ácido hialurônico de composição mais viscosa, pois sua absorção é mais demorada, prolongando o efeito do preenchimento.
No caso de linhas de expressão mais superficiais, é usada uma composição em forma de gel, menos viscosa, cuja ação dura em média seis meses.
PREENCHIMENTOS INABSORVÍVEIS
A composição é geralmente em gel com partículas inabsorvíveis, que ficam retidas na pele de forma permanente, prolongando o resultado.
Por se tratar de um material sintético, esse tipo de preenchimento pode apresentar algumas complicações, que são raras na maioria dos casos: extrusão, inflação e infecção. Boa parte dos produtos traz gel de poliacrilamida com microesferas polivinílicas.