Peeling
O peeling é um processo de abrasão da pele, que pode ser realizado por meio de ácidos, lixas ou laser.
O objetivo é a renovação da pele a partir da descamação de camadas superficiais como a epiderme. A renovação dá-se a partir de camadas mais profundas, conferindo à pele um aspecto rejuvenescido, ou seja, com menos rugas e manchas.
O tipo de ácido ou de técnica vai determinar a profundidade do peeling. Quanto mais agressivo for o ácido, mais profundo será o procedimento. Os resultados são melhores, mas os riscos de complicações também crescem.
No peeling superficial, comumente é usado o ácido retinóico ou o glicólico. A descamação é leve, atingindo lesões superficiais da pele e permitindo que o paciente volte às suas atividades cotidianas no mesmo dia.
O procedimento médio recorre ao ácido tricloroacético, que promove descamação intensa, retirando manchas e rugas de média profundidade. O tempo médio de recuperação é de duas semanas.
O peeling profundo é realizado por meio de fenol ou de laser de CO². Provocam a formação de crostas e levam quase um mês para a recuperação. São agressivos e necessitam de anestesia.
Há ainda a opção de lixamento da pele (dermoabrasão), onde o médico controla a profundidade do peeling.