top of page

Otoplastia (Orelha)

A otoplastia é indicada para eliminar más formações nas orelhas ocasionadas de nascença. Entre elas, a mais comum é a “orelha de abano”, em que a borda lateral apresenta-se mais distanciada da cabeça. Este tipo de formação confere à orelha uma aparência de ser maior do que o natural.

 

A cirurgia busca dar forma para a dobra interna da orelha (anti-hélice), que praticamente inexiste nos casos de “orelha de abano”. Ela diminui a distância entre a face posterior da orelha e a cabeça.

 

Recomenda-se que a otoplastia seja feita após os 6 anos, quando as orelhas já apresentam tamanho adulto. A idade também coincide com o início da vida escolar da criança, período em que ela pode sofrer constrangimentos pela má formação das orelhas.

 

O procedimento é considerado simples, sendo que o paciente pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte à operação. O tempo de cicatrização é de seis meses, mas inchaços e manchas roxas diminuem logo no primeiro mês e a orelha já apresenta sua aparência final.

 

Após a cirurgia, o paciente deve evitar qualquer tipo de trauma às orelhas, principalmente não dormir sobre elas por três semanas. É indicado o uso de uma bandagem para proteção e imobilização das orelhas na hora de dormir.

 

As complicações são incomuns, mas podem ocorrer em casos extremos hematoma, infecção, abertura de pontos e problemas anestésicos.

.

 

 

Recomendações

 

Antes da cirurgia
- Jejum de oito horas antes do horário marcado para a cirurgia
- Lavar os cabelos na véspera da operação
- Se tiver cabelos compridos, não corte, pois ajudará a disfarçar a área operada nos primeiros dias
- Qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico deve ser evitado pelo menos 20 dias antes do ato cirúrgico

 

Depois da cirurgia
- Não dormir de lado por pelo menos dois meses
- Usar bandana elástica para dormir por pelo menos dois meses
- Evitar exposição ao sol, assim como qualquer trauma na região operada, por três meses
- Qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico deve ser evitado pelo menos 20 dias depois da cirurgia
- Alimentação normal

bottom of page