Mentoplastia (Queixo)
A mentoplastia é indicada para corrigir alterações na região do queixo, deixando seus traços em harmonia com o restante da face (nariz, olho, boca etc).
Devido a fatores naturais, o queixo pode apresentar posição mais avançada ou mais retraída em relação ao ideal.
O procedimento mais comum é voltado ao queixo retraído, por meio da inclusão de uma peça de silicone. Há outros recursos que podem ser adotados pelo médico conforme o perfil do paciente.
Em alguns casos, a mentoplastia pode ser associada à rinoplastia (cirurgia de nariz), buscando promover um equilíbrio ainda maior entre a parte inferior e central do rosto.
No pós-operatório, o paciente usa curativo para manter a prótese imobilizada e para garantir que não haja traumas na região. De acordo com o caso, as atividades cotidianas podem ser retomadas em até oito dias. Inchaços são comuns nos primeiros dias.
A técnica empregada na cirurgia e a rigidez no cumprimento das orientações médicas são fundamentais para que não haja complicações pós-cirúrgicas. As mais comuns são abertura de pontos, infecções, hematomas, alterações na cicatrização e problemas anestésicos.
.
Recomendações
Antes da cirurgia
- Jejum de oito horas antes do horário marcado para a cirurgia
- Qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico ou com efeito coagulante deve ser evitados pelo menos 20 dias antes do ato cirúrgico
- Se é fumante, evitar o cigarro pelo menos 30 dias antes do procedimento cirúrgico
- Lavar os cabelos na véspera da operação com xampu antisséptico
- Não fazer maquiagem antes da operação
Depois da cirurgia
- Evitar molhar os curativos por pelo menos um dia
- Usar óculos de sol e lenço na cabeça
- Fazer compressão de algodão com soro fisiológico frio sobre os olhos várias vezes ao dia
- Alimentação normal
- Evitar exposição ao sol, vento e frio por três meses
- Fazer regularmente as trocas de curativos
- Qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico ou com efeito coagulante deve ser evitados pelo menos 20 dias depois do ato cirúrgico