Mamoplastia Redutora
A mamoplastia redutora é indicada para eliminar a ptose mamária, a queda dos seios, ocasionada por fatores naturais (diminuição da quantidade de glândulas mamárias e gravidez) e externos (aumento de gordura na região das mamas).
Por meio da cirurgia plástica é possível suspender as mamas e retirar o excesso de pele e tecido mamário existente nela. Além disso, também serve para corrigir possíveis assimetrias entre as mamas.
O tempo médio de internação da paciente é de um dia e o resultado definitivo é alcançado em um ano. Logo no terceiro mês após a cirurgia a paciente já sente a acomodação das mamas, o que proporciona o contorno arredondado na região inferior dos seios.
Esforço físico deve ser evitado no primeiro mês, principalmente a elevação dos braços. Atividades esportivas só poderão ser retomadas após dois meses. Além disso, a paciente terá de usar um sutiã cirúrgico por dois meses.
Caso ocorra uma gravidez após a cirurgia, a amamentação é normal, mas o resultado da operação poderá ser prejudicado. As mamas podem apresentar certa flacidez devido ao aumento natural e posterior redução que ocorrem durante e após o período de lactação.
Se o procedimento cirúrgico for bem executado e as orientações médicas seguidas à risca, as complicações são raras. Mas pode ocorrer hematoma, infecção, abertura de pontos, quelóide (conforme predisposição do paciente), sofrimento de pele e problemas anestésicos.
Recomendações
Antes da cirurgia
- Não consumir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados na véspera da cirurgia
- Qualquer medicamento para emagrecer ou diuréticos deve ser evitado pelo menos 20 dias antes do ato cirúrgico, assim como remédios à base de ácido acetilsalicílico
- Se é fumante, evitar o cigarro pelo menos 15 dias antes do procedimento cirúrgico
- Jejum de oito horas antes do horário marcado para a cirurgia
Depois da cirurgia
- Atividades que exigem esforço devem ser evitadas por 30 dias. Não praticar esportes por dois meses. Procure não movimentar os braços nem carregar peso
- Evitar molhar o curativo até segunda ordem
- Não fazer uso de remédios à base de ácido acetilsalicílico nos primeiros 20 dias
- Não se expor ao sol até segunda ordem
- Alimentação normal