Lifting facial (Ritidoplastia)
Também denominado ritidoplastia, o lifting facial elimina parcialmente a presença de rugas, de flacidez e de excesso de pele no rosto. Tais problemas ocorrem em função da idade.
O envelhecimento faz com que a pele perca elasticidade e ocasiona excessos em algumas regiões da face. Os vincos tornam-se mais profundos entre o nariz e a boca. Além disso, surgem as rugas (testa, olhos etc), resultado da movimentação dos músculos faciais.
O lifting não modifica os traços e as expressões do rosto. A cirurgia busca dar uma aparência mais jovem e natural para a pele da face. O resultado é alcançado em seis meses.
Nas primeiras 24 horas após a operação, o paciente usa curativo compressivo e dreno para aspiração de líquidos. Inchaço e manchas roxas permanecem por um tempo médio de 20 dias, mas a recuperação é praticamente indolor. O que ocorre é certa redução da sensibilidade da face por alguns dias.
O paciente também não pode se expor ao sol pelo menos por um mês, além de usar bloqueador solar até o sexto mês de pós-operatório.
A técnica empregada na cirurgia e a rigidez no cumprimento das orientações médicas são fundamentais para que não haja complicações pós-cirúrgicas. As mais comuns são abertura de pontos, infecções, hematomas, alterações na cicatrização, lesões de nervos e problemas anestésicos. Pacientes fumantes devem evitar o cigarro antes e depois da operação.
Recomendações
Antes da cirurgia
- Jejum de oito horas antes do horário marcado para a cirurgia
- Qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico ou com efeito coagulante deve ser evitado pelo menos 20 dias antes do ato cirúrgico
- Se é fumante, evitar o cigarro pelo menos 30 dias antes do procedimento cirúrgico
- Lavar os cabelos na véspera da operação com xampu antisséptico
- Não fazer maquiagem antes da operação
Depois da cirurgia
- Evitar molhar os curativos por pelo menos um dia
- Fazer compressão de algodão com soro fisiológico frio sobre os olhos várias vezes ao dia
- Alimentação normal
- Usar óculos de sol e lenço nos cabelos
- Evitar exposição ao sol, vento e frio por três meses
- Fazer regularmente as trocas de curativos
- Qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico ou com efeito coagulante deve ser evitado pelo menos 20 dias depois do ato cirúrgico