Blefaroplastia (Pálpebras)
A blefaroplastia corrige alterações das pálpebras ocasionadas com o passar da idade. É comum as pálpebras tornarem-se frouxas, apresentando excesso de pele e bolsas de gordura na parte inferior. Desta forma, a região palpebral apresenta abaulamento e dobras na pele, aparentando cansaço.
Com a cirurgia plástica, as pálpebras ficam mais lisas, dando uma aparência mais descansada para a face. O excesso de pele é eliminado e as bolsas de gordura, reduzidas.
O resultado definitivo da blefaroplastia é alcançado em seis meses, no entanto, é possível perceber a aparência definitiva das pálpebras logo na fase inicial do pós-operatório.
Após a cirurgia, o paciente deve fazer compressas geladas de soro fisiológico ou água boricada para reduzir inchaços e manchas roxas. Além disso, deve-se evitar o contato com o calor, seja no banho ou no ato de cozinhar. Usar óculos escuros e evitar o sol são outros cuidados que devem ser tomados pelo paciente.
A técnica empregada na cirurgia e a rigidez no cumprimento das orientações médicas são fundamentais para que não haja complicações pós-cirúrgicas. As mais comuns são abertura de pontos, infecções, hematomas, alterações na cicatrização e problemas anestésicos.
Recomendações
Antes da cirurgia
- Jejum de oito horas antes do horário marcado para a cirurgia
- Qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico ou com efeito coagulante deve ser evitado pelo menos 20 dias antes do ato cirúrgico
- Se é fumante, evitar o cigarro pelo menos quatro meses antes do procedimento cirúrgico
- Lavar os cabelos na véspera da operação com xampu antisséptico
- Não fazer maquiagem antes da operação
- Levar óculos de sol
Depois da cirurgia
- Evitar molhar os curativos por pelo menos um dia
- Fazer compressas de algodão com soro fisiológico frio ou água boricada sobre os olhos várias vezes ao dia
- Evitar traumas na região operada, assim como coçar os olhos
- Retomar as atividades cotidianas apenas três dias depois da cirurgia
- Alimentação normal
- Usar óculos de sol
- Evitar exposição ao sol, vento e frio por dois meses
- Fazer regularmente as trocas de curativos
- Qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico ou com efeito coagulante deve ser evitado pelo menos 20 dias depois do ato cirúrgico